Estou com sobrecarga de trabalho. O que fazer?

Se a sua rotina tem sido “apagar incêndios”, este artigo é para você!

Não tenho bola de cristal, mas sei exatamente como você está se sentindo agora, simplesmente porque muitas pessoas que assumem cargos de liderança tem a mesma sensação.
Todo trabalho que era feito antes por você com apenas dois braços, agora parece impossível. Você superestimou sua capacidade e agora está sobrecarregado, agenda sempre lotada de compromissos e tarefas quase sempre realizadas sem nenhuma profundidade.
Talvez você seja a pessoa que tem que resolver tudo e escolheu fazer tudo sozinho imaginando que não se sobrecarregaria ainda mais. Você estava enganado!


A verdade é que você não sabe o que fazer primeiro. A boa notícia é que ainda não é tarde para aprender!

Selecionei para você 5 dicas para se livrar de uma vez da “Síndrome da EuQuipe” – A equipe do Eu Sozinho!

Dica 1 – Largue o osso operacional e se delicie com o banquete estratégico

Certeza que já ouviu a frase “Se quer algo bem feito, faça você mesmo”. Este é um ensinamento totalmente baseado na desconfiança e fará com que você seja um acumulador de tarefas.
Reflita comigo, você sempre sonhou em ter um cargo de liderança, quem sabe até está empreendendo num negócio seu e não consegue pensar estrategicamente pois a montanha de trabalho te consome tempo e energia. É o momento de montar um bom time!

Dica 2 – Seja absurdamente seletivo na contratação
Antes de contratar alguém, faça uma lista de todas as tarefas que precisam ser executadas. Identifique qual é o perfil que você precisa ter em seu time para alcançar o resultado que você espera. Agora, se você considera que a sua equipe atual é muito boa e mesmo assim você está se sentindo sobrecarregado, talvez a falha esteja na sua forma de delegar.

Dica 3 – Entenda que Delegar é diferente de “Delargar”
Para estimular a autonomia na sua empresa é preciso, antes de mais nada, que você se torne verdadeiramente um líder. E para isso, é preciso aprender a delegar. E se acha que isso significa somente passar a responsabilidade para o outro, enganou-se novamente!

Delegar consiste num ciclo que envolve algumas etapas importantes:

1. passar uma atribuição a alguém;
2. dar diretrizes;
3. abrir espaço para que o outro inove na realização da tarefa;
4. capacitar e ajustar rumos, se houver necessidade;
5. correr riscos calculados;
6. avaliar os resultados;
7. e dar créditos pelos méritos.

Comece selecionando as atividades mais importantes que só você poderia executar (de verdade) e faça o exercício de delegar as demais tarefas, seguindo estas etapas.

Dica 4 – Tenha objetivos muito claros
Se você não sabe para onde ir, você irá a qualquer lugar.
Tem um projeto? Deixe claro para você e para a sua equipe o motivo de realizá-lo, qual o resultado esperado e prazos bem definidos.
Para aprender como fazer, assista este vídeo no YouTube do Canal Vida Com Método.
Talvez tudo seja muito óbvio para você que pensou na estratégia, mas na maioria das vezes a “música toca só na sua cabeça”. Chame o seu time, explique o óbvio, repita mais uma vez e peça que a equipe diga o que entendeu. Você pode se surpreender 😉

Dica 5 – Organize-se
A sensação de sobrecarga chega ainda mais forte quando além de não conseguirmos dar conta da demanda do trabalho, percebemos que a vida pessoal está indo para o ralo.
Para resolver este problemão, o primeiro passo é entender: não existe vida pessoal e vida profissional. Existe VIDA. E ela é uma só! Portanto, trate de começar agora a organizar a sua agenda a fim de equilibrar os compromissos pessoais e profissionais.
Ter tempo para um café com um amigo, uma atividade em família ou mesmo um momento de ócio pode recarregar suas baterias e deixá-lo muito mais produtivo.

Um beijo da Taty 😉

Quer ajuda? Entre em contato conosco.

+55 11 94509-6864 / +55 11 94509-6639 WhatsApp

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × um =