Boas maneiras online

Os meios de comunicação evoluíram e com as redes sociais (Facebook, Twitter, WhatsApp, Instagram etc.) parece que é preciso rever alguns aspectos de etiqueta.

Um dos desafios da vida altamente conectada, é lidar com um grande volume de notificações, mensagens, comentários e respostas, separando o que é importante do que é irrelevante.

Neste novo universo, ser educado é poupar o tempo dos demais, é comunicar somente o que for útil e construtivo:

#objetividade Não há tempo para textos longos. Seja direto.

#argumentar Evite confrontos, pense antes de apertar send. Seus comentários serão interpretados sem tom de voz. Se estiver em dúvida se a mensagem é adequada, é porque provavelmente não é.

#revisar Verifique a ortografia e a pontuação antes de enviar. Pode ser que você tenha digitado um absurdo ininteligível.

#relevância Será que você precisa mesmo publicar tudo que você faz no seu dia, todos os dias? “uma foto do meu almoço”, “uma foto minha no espelho” etc.

#reclamação Não seja um insatisfeito, mas, principalmente, não reclame da vida abertamente na sua timeline. Ela não é muro das lamentações.

#noSpam Não repita, repita, repita um mesmo post diariamente. Existem ferramentas para anunciantes, use-as se for o caso.

#bomDia Não diga “bom dia” num grupo do WhatsApp, do Facebook ou na sua timeline, isso não faz muito sentido. Use a saudação apenas quando houver algo a dizer na mesma mensagem, ou se for uma mensagem fechada para uma pessoa querida.

#liberte Não pergunte a cada hora para o seu parceiro(a) para saber onde ele está. O celular não precisa ser transformado em um dispositivo de fiscalização.

#hoax Não acredite simplesmente. A Internet está repleta de histórias inventadas. Não propague informações falsas. Verifique as fontes antes de compartilhar.

Lembre-se, você é um ser do mundo real, para conectar-se com as pessoas de verdade, saia da frente do computador e vá conviver. Quando estiver entre amigos, guarde o seu gadget 😉

Antonio Prates
Empresário, idealizador do Projeto Vida Com Método e diretor da Escola Itu do Método DeRose

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

doze − dois =